terça-feira, 5 de junho de 2012

Bate-papo com Gustavo Moreno do Trio Caruá



Nesta quarta acontece o 1º Arraiá do Santo.

  
O 1º Arraiá do Santo terá decoração típica com bandeirinhas e balões, Correio Elegante, pipoca, paçoca, pé-de-moleque, vinho quente, quentão e animação do Trio Caruá que trará para o Santo repertório do tradicional forró pé-de-serra e a tradicional quadrilha.  

O Trio Caruá foi formado em 2007, com Gustavo Moreno na voz e triângulo, Bruno Montoya na zabumba, e o sobrinho-neto de Luiz Gonzaga o sanfoneiro Cléber Gonzaga.



E o Blog do Moraes bateu um papo interessante com Gustavo Morenoh do Trio Caruá. 




Fala Gustavo, tudo bem? Quando e como foi a formação do trio?

 Tudo ótimo Moraes, estamos preparados, esperando chegar em Jaú nessa quarta-feira. O Trio foi formado em 2007, mas originalmente era um quarteto. rsrsrs
 explico, nós usávamos o nome "Trio" por se tratar de um grupo de forró tradicional, raiz. Ao longo do tempo,  o sanfoneiro e o Trianguista da formação original saíram. O Bigo (apelido do Cléber Gonzaga) assumiu a sanfona, e eu fiquei no triângulo e continuei como vocal. Daí passamos a ser um Trio realmente, e assim estamos até hoje.



Como o  repertório do Trio Caruá se moldou?

Na verdade, de tempos em tempo nós remodelamos nosso repertório. Mas sempre mantendo a linha de pensamento em explorar todos os ritmos vertentes do forró pé de serra, o forró, o baião, o côco, o xaxado, o xote, o maracatu e o arrastapé.


 O ano de 2.012 é o centenário de Luiz Gonzaga. Qual foi a primeira música do Lua que fez com que você realmente quisesse partir para este lado do gênero. Como surgiu Luiz Gonzaga para você. E o trio está preparando uma homenagem a ele neste ano?

Exatamente, aliás Gonzaga comemoraria seu centésimo aniversário no dia 13 de dezembro deste ano. Dia que é comemorado o dia nacional do forró sancionado em Lei federal pelo presidente Lula em 2005, justamente em comemoração ao aniversário de Mestre "Lua". 

É difícil escolher uma música em específico de Gonzagão pra ser A música. Ele era um compositor, que se não foi o único, foi um dos mais evidentes que trata de absolutamente qualquer assunto em suas músicas. 


Por isso a cada hora eu tenho uma "preferida" do Gonzagão. Mas uma que mexe muito com a gente chama-se "bença mãe". ela fala de um irmão que sai pra viajar na alvorada, meio fugido, pra buscar uma vida melhor pra família. é bem forte a letra, e a gente passa por isso quase que constantemente. 

Claro, estamos preparando uma homenagem sim! Não teria como ser diferente tendo como sanfoneiro um membro da família Gonzaga. Estamos programando um espetáculo chamado "Luiz Gonzaga - Danado de bom!" e o que eu posso adiantar, é que o projeto está sendo estudado, e que estamos procurando algumas parcerias pra fazer a coisa andar efetivamente.

Aliás, onde vocês acharam o sobrinho-neto de Luiz Gonzaga, eheheh?



Cara, foi uma história muito doida mesmo! Logo no começo quando o Trio era só uma idéia um dos caras colocou um anúncio em um dos sites de músicas na internet. Um dia o sanfoneiro que a gente tinha arrumado disse que não poderia mais tocar com a ente por motivos profissionais e tal, e eis que do nada um maluco resolve responder o anúncio. entramos em contato, ele veio fazer um teste, a gente gostou e ele tá aí até hoje. De primeiro a gente não botava muita fé quando ele falava que era descendente de Luiz Gonzaga, não (rsrsrsrs), mas aí conhecemos a família dele, conversamos com todo mundo e o pai dele o Sr. Lalá Gonzaga nos explicou direitinho como toda a história da família se desenrolou. 

Como a esta a cena do forró em nível nacional? Ela ainda é forte ou ficaram alguns só?


Depois do boom que teve o forró universitário nos anos de 99 e 2000, o forró continua em cena nas principais cidades do país, claro que está em menos evidência, e cada vez mais as pessoas confundem o forró tradicional com isso que a dita "mídia especializada" chama de forró, mas não é forró. Domingo mesmo, assisti a um pedaço da dança dos famosos no Faustão, e sinceramente aquilo era qualquer coisa (brega, arroxa ou o que quiser chamar), MENOS forró. 

Isso faz com quem realmente faz o autêntico forró pé de serra se entristeça pois é um empobrecimento da cultura nordestina. Mas graças a Deus só no estado de São Paulo temos mais de 60 Trios de forró tradicional, e um mar de gente que lota casas em SP, Campinas e etc por amor ao ritmo, e esse número é crescente a cada dia. Temos festivas importantíssimos do gênero como o FENFIT (festival nacional do forró de Itaúnas-ES), o Rootstock e  muitos outros. Então mesmo que não estejamos muito na mídia como na década de 50 e em 2000, o forró tradicional é uma cultura muito forte, e vai ser por muito tempo se depender das pessoas que amam o forró e que vão atrás dele onde quer que seja.



Como foi a participação no Festival de Itaúnas?

Superou todas as expectativas! Acho que isso é o que define melhor nossa participação no Festival Nacional do Forró. Nunca tínhamos ido pra itaúnas, e simplesmente no começo do ano do nada decidimos nos inscrever na competição. Para a nossa surpresa nossa música foi selecionada pra ser uma das 20 semi-finalistas e fomos ao ES para a fase final. Foi maravilhoso subir no palco do Bar do Forró e ver gente de todos os estados cantando com a gente e curtindo o show, só estando lá pra saber!

Como será e o que o Santo pode esperar do show de quarta?

    Com certeza muita música boa e muito forró! estamos preparando um repertório especial de festa junina e acho que a galera de Jaú e região vai se identificar muito com algumas músicas. Mas já adianto, vai ser difícil ficar parado!!! 

Quais os projetos do Trio para o futuro.

  Estamos em fase de gravação do nosso primeiro CD autoral, e acredito que até o começo de 2013 ele já esteja completamente pronto pra rodar. Estamos analizando gravar algumas músicas em vídeo também, mas não é nada concreto ainda.



RITMOS DO FORRÓ PÉ DE SERRA

O vocalista do Trio Caruá dá uma aula de conhecimento do gênero e explica os ritmos do forró para os jauenses. 

Pra exemplificar um pouco cada um, um forró muito conhecido é o "Eu só quero um xodó" de Dominguinhos, nesse mesmo ritmo, mas com uma levada completamente diferente posso citar "Sebastiana" do Jackson do Pandeiro, um dos melhores percursionistas do seu tempo, que conseguia uma cadência e um ritmo admirável!! 





Já o baião, não tem como ser outro senão "Asa branca" imortalizado por Luiz Gonzaga, que aliás é a segunda música que mais representa o Brasil nos quatro cantos do planeta, perdendo só pra Garota de Ipanema. 



xaxado, um dos meus ritmos favoritos, que sagrou Marinês, dança dos cangaçeiros do bando de lampião. Uma música muito conhecida de xaxado, "Olha a pisada" também conhecida como "mulher rendeira" de Luiz Gonzaga. 




xote, famoso pelo dois pra lá, dois pra cá, é o mais romântico dos ritmos do forró, as letras geralmente falam de amor, relacionamentos e essas coisas do coração, sabe!?  um bem conhecido é "A butique dela", de Genival Lacerda. 




O maracatu, um ritmo marcado por batidas fortes que teve músicas como "A Festa" de Luiz Gonzaga e "Maracatu êta" do Trio Nordestino. 




E o Arrastapé, também conhecido como marchinha junina que são as músicas que são tradicionais da época de São João.






Nenhum comentário:

Postar um comentário