terça-feira, 18 de setembro de 2012

ALMANAQUE MPJ - GATO CARTEIRO




Conforme prometido, todo começo de semana o Blog do Moraes vem com o Almanaque MPJ (Música Popular Jauense), o catálogo de bandas da nossa cidade dos anos 50 até os dias atuais.

Após viajarmos no tempo com Os Temíveis nos anos 60, o MPJ pula para o novo século

Veja quem é a bola da vez da semana :



ALMANAQUE MPJ – GATO CARTEIRO

No ano de 2.006, dissidentes da banda Avisavizinha (banda que terá a sua vez aqui também) formam o Gato Carteiro. A primeira formação foi Luciano Penedo (vocal e guitarra), Julio Martins (contrabaixo), Cesar Bassani (bateria) e Dani Moraes (guitarra), todos ex-integrantes do Avisa.



Desde o começo a banda se preocupou em fazer seu som. Tanto que antes de fazer show e construir um repertório cover, o Gato Carteiro foi direto para o estúdio gravar e de lá saíram 6 músicas, dentre elas as três que fizeram parte do EP da banda lá na frente.

A banda foi realizar  seu primeiro show apenas em fevereiro de 2.007 no Grito Rock 2.007, festival de bandas realizado pelo Selo Engenho.

Foram dois dias de festival. Gato Carteiro tocou no mesmo dia e dividiu o palco com Lady Jane de Jaú, Yglo de Goiânia, Monno de Minas, Rotor da Barra Bonita, a extinta Mandrake daqui e Luxuria. 



Nesta época, a banda mistura influências da Jovem Guarda e misturava os sons próprios com covers do Roberto, Beatles, Secos e Molhados, Mutantes entre outros.



No meio de 2.007,  por motivos particulares, Daniel  Moraes saí do Gato e Dani Pessuti, ex-integrante do Paco Camino, assume a guitarra,  canta algumas músicas no Gato, trazendo uma forte influência dos clássicos do rock ´n roll.



No mesmo ano, o Gato Carteiro participa do tradicional Festival Inter UNESP da cidade de Ilha Solteira com a música Cuco Maluco. A banda foi a única finalista do gênero rock e atingiu o quarto lugar. As atrações que fechavam o Festival era Teatro Mágico, Mundo Livre S/A e Osvaldo Montenegro.

No final de 2.007, finalmente, a banda grava seu EP no estúdio Faro Fino de Betinho Padrenosso. 



Logo após, através do Selo Engenho, a banda lança o EP Histórias Elétricas de um Cuco Maluco e o show de lançamento foi no Woodstock Pub. A banda faz 1.000 cópias do EP e a distribuição é totalmente gratuita. 


 

Na onda do EP, em 2.008 a banda grava o clipe da música Histórias Elétricas de um Cuco Maluco sob a direção e produção de Daniel Priori e Itamar Bitencourt.

No começo de 2.009 a banda lança o clipe com um show na casa noturna Cult. E coincidentemtente, no dia do aniversário de Jaú (15/08), cidade natal da banda, o clip estreou na MTV, ficando por um ano na programação da emissora. 



No ano de 2.009, a Gato Carteiro vai novamente para o Inter UNESP de Ilha Solteira e a inédita Pinga Bola fica em 6º lugar.

No final de 2.009, o guitarrista Dani Pessuti, por motivos profissionais sai da banda e os integrantes chamam o velho amigo do Avisavizinha Marcio Martins. O ano de 2.010 é o mais atribulado em termos do show. Gato Carteiro fez mais de 30 shows.



Mas Marcio fica só um ano na banda e sai.

No início de 2.011, Adriano Milani entra na banda. Adriano é conhecido dos palcos de Jaú e região. Começou cedo, passou por bandas como Saigon e Fly By Night o que lhe propiciou conhecer vários gêneros musicais. É considerado um dos músicos mais versáteis. 

Entrou para ser guitarra solo e divide os vocais com Luciano Penedo. 



Veja o que ele falou do seu novo companheiro na entrada da banda.

“A entrada de Adriano marca uma nova fase na história da banda, já que o guitarrista traz em sua bagagem, a passagem por diversas bandas de diferentes estilos musicais. Isso acrescentou uma veia pop, dançante, apimentando ainda mais o som da Gato Carteiro"



Neste ano, a banda deu uma guinada e está com a agenda repleta de shows. Em Jaú, tornou um dos maiores públicos por onde passa.

A banda entrará em estúdio para a gravação de mais um EP, mas no formato digital, que estará disponível no site que está construindo. 

 Gato Carteiro continua com mesma pegada de 2.006, misturando figurino extrovertido, extravagante e marcante, show agitado e frenético e um repertório com identidade forte e versões únicas e originais e suas músicas próprias 



“A proposta da Gato Carteiro, é mostrar a todos seu som diferente, com letras sacadas e arranjos coloridos, mas, acima de tudo, essa banda de amigos quer é se divertir!
Por isso bichano, esqueça o e-mail por hoje. Lápis e papel. Escreva uma carta. Lembra como é? Com elas você pode olhar nos olhos. 
 Capriche na letra, no selo, mas sem lamber o envelope, isso só da certo nos desenhos e filmes. Envie a um amigo. Ou desconhecido, por que não? 
Diga-lhe que o rock não canta, não fala, não grita. Ele sussurra.
Por isso, para ouvi-lo, só no volume máximo. Conselho de um gato. Um gato pingado, escaldado, sarnento, pulguento. 
Um gato carteiro.” (Luciano Penedo)



Clique aqui o e veja o  ALMANAQUE MPJ anterior - OS TEMÍVEIS:



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário